Como Vencer o invencível?

10/06/2010 07:41

Poderes fazem dos heróis, super. Os tiram do humano, fazem deles lendas. Referencias para as decisões da vida. São exatamente por isso, invencíveis. 
Lutadores modernos ou antigos. Cheios de recursos ou cobertos por artefatos inúteis, eles sempre serão invencíveis.
Para o esporte os heróis usam armaduras mais leves, cheia de efeitos que dissipam suor, aerodinâmicas, hidrodinâmicas, reforçadas de poliéster e algodão. As suas armas são sempre o mais leve possível, com precisão no desenvolvimento, na fabricação e na utilização.
Sempre vamos admirar nossos heróis. Vivos ou mortos, reais ou abstratos.
Daremos a eles poderes sobre-humanos, sem que sejam realmente detentores deles. Alguns se tornarão deuses, mesmo que pelo tempo curto de sua glória.
E quando um desafiante qualquer disser a nossos ouvidos: 'Sei que tenho minhas chances' (Thomaz Bellucci disse sobre o duelo com Rafael Nadal). A primeira reação será o deboche do pobre coitado, que deve estar tomando uma lavada neste momento. Mas logo em seguida me perguntei porque não? Ele só tem que marcar mais pontos que o Nadal.
O Rafael Nadal de quem falo é só mais um ser humano, que por opção nossa ganhou super poderes.Ele é invencível, mas pode ser derrotado. O Tiger Woods é invencível já fora derrotado, o Cielo também é invencível e alguém o utrapassou um dia. O Bolt também será. 
São todos fragéis como todos. O homem herói sempre perderá seu cargo. Vivemos de heróis situacionais. Vivemos de referências transitórias. Que só se tornam eternas, para as pessoas que vivem aquela eternidade. 
Rocky Balboa, herói de muita gente. Um campeão. O lutador fadado a vitória. Um herói definitivamente invencível. Por mais que me apresente derrotas dele, sempre será ele, o motivo pelo qual lembro do Boxe no cinema. E quando ele se tornara o vencido, ninguém ofereceu importância ao resultado. Porque para o meu herói, não haverá a derrota. Para o meu herói existirá a preparação, a luta, e a lição.

O Thomaz ainda não está na sua situação de herói, não é um candidato fortíssimo ao cargo, mas já conquistou meu respeito por acreditar nele mesmo. Um herói confia em si, antes de confiarem nele.