Derrotas

16/07/2010 01:13

    

    Na contramão da cultura de supervalorização esportiva aos vencedores, resolvi hoje rabiscar algumas linhas sobre as derrotas...

    Talvez o campeonato conquistado recentemente deveria me motivar a vir aqui e enaltecer esse final de caminho vitorioso, deveria me inspirar a dissertar sobre toda a representatividade de uma medalha recebida, mas talvez eu veja mais beleza na escalada à montanha do que no momento da chegada ao topo propriamente dito, ou talvez eu esteja aqui hoje falando das derrotas porque vejo o reflexo de cada uma delas no brilho daquela medalha exposta no peito de cada atleta.

    Acredito que uma vitória realmente significativa é aquela que foi construída aos poucos, dia a dia, momento a momento, recheada por um caminho de algumas - muitas - derrotas... Conheço inúmeras histórias de pessoas que se tornaram lendas no esporte, e certamente as histórias que mais impressionam são daqueles atletas que assim como os bons heróis mitológicos vivenciaram o inferno para poder alcançar o céu...

    Como não se encantar com a história brasileira na Copa do Mundo de 2002, que teve como protagonistas dois jogadores ressurgidos do inferno das derrotas?! Como não se emocionar ao ver Ronaldo e Rivaldo revigorados, realizados, HERÓIS!? Talvez o livro daquele título não seja tão interessante sem as paginas introdutórias que mostram Rivaldo como vilão olímpico e Ronaldo como amarelão da final anterior... Talvez a história perdesse seu clímax se não houvesse a contusão de Ronaldo e a dúvida sobre sua recuperação... Talvez a vitória não tenha a mesma relevância sem um pitada de superação e dedicação!

    Vejo no esporte uma cultuação excessiva ao vencedor e uma repulsa absoluta ao derrotado... Uma pena ainda não termos percebido a riqueza de uma derrota... Realmente uma pena!

    Acredito que poucas pessoas tenham tanta dificuldade em lidar com as derrotas quanto eu tenho, que poucos tenham tantos problemas para digeri-la como eu, entretanto, aprendi na prática que não existe time e nem atletas invencíveis, um dia todos se encontrarão com a derrota, e quanto maiores forem as lições aprendidas nesse momento, menores serão as chances de passar por todo esse processo novamente. Aprendi também que no momento da derrota é que são retiradas a maioria das matérias-primas que fabricarão as vitórias.

    Felizmente ou infelizmente as derrotas são um mal necessário a todos que buscam excelência... Grandes conquistas são geralmente consequências de pequenos fracassos!

    É por entender a importância dessa palavra tão subestimada no mundo esportivo, que venho exaltar todas as derrotas que nos trilham para o caminho da vitória...

    É na derrota que que um grupo se une, é na derrota que se manifesta o espírito guerreiro dantes apagado no atleta, é na derrota que aparece a mais bela forma de sofrimento proporcionado pelo esporte e também é na derrota também que surge aquela decisão de empenhar-se sobrenaturalmente para superar os próprios limites e não sofrer mais!

    É na derrota que somos atletas e humanos...Envolvidos por uma frustração humana única, em um mundo de atleta que ninguém mais entende... Que só quem vive inflamado pelo espírito esportivo é que pode explicar o que representa aquele instante.

    As grandes histórias do esporte e da vida serão sempre destinadas aos louros e ouros oriundos das épicas batalhas em que nos sagramos vitoriosos, e provavelmente isso nunca mudará... Mas as maiores lições que se pode aprender, essas fatalmente só as derrotas poderão nos ensinar...E isso também - você percebendo ou não - nunca mudará...

 

 

"A arte de vencer, se aprende nas derrota" (Simón Bolivar)