DIA DE VOCÊS
Hoje dia internacional da mulher. Mas por quê? Em honra a um grupo de mulheres russas que saíram das fábricas, das casas, saíram do anonimato para buscar por melhores condições de trabalho a elas e seus filhos e pedir paz em meio à primeira guerra mundial. Somente no ano de 1977 foi reconhecido e chancelado pela ONU um dia em que as ações e avanços conquistados ao longo de muitos anos de submissão fossem lembrados e aceitos. Desde então as mulheres são reverenciadas no dia 8 de março em todo mundo, graças a um grupo de mulheres na Rússia e diversas em todo mundo, que mesmo com a série de barbáries cometidas ao longo da história conseguiram espaço, respeito e afirmação perante um universo masculino e excludente.
Porém exaltar suas façanhas ao longo da historia é uma forma de apenas relembrá-las de dar valor as que lutaram por um mundo melhor, mais humano e irrestrito. Esquecê-las também é um erro, e por isso criamos museus, contadores de histórias, livros e demais artifícios que nos fazem lembrar sempre de algo que não nos é comum no tempo. Porque me deitar sobre uma série de histórias e verbetes para adjetivar quem já se foi? Elas estão aqui hoje! A sua volta. A espera de um reconhecimento, que não precisa esperar uma centena de anos, não esperar a morte bater a porta. Valorização é fundamental a todo ser humano, e não foi para nada, além disso, que elas começaram a lutar.
Elas não merecem regalias. Não merecem facilitações. Não merecem mãos que as carreguem. Não merecem mãos que as afaguem diante do erro. Não merecem aprovação infinita e incondicional. Merecem apenas Respeito, compreensão, dignidade, afeição e carinho. Nada além é vantajoso, é apenas um mimo desnecessário e submisso de quem assume uma culpa que não lhe cabe. Não fomos nós os irresponsáveis, sem coração que impomos a elas tantas infâmias e desrespeitos. Mas somos nós que temos que fazer o justo. Por justiça, feliz dia da superação, feliz dia do respeito, feliz dia do entusiasmo, feliz dia do amor... Feliz dia da mulher.